sábado, 21 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM VENDAS.

Toda organização precisa e deve ter ser conduzida através dos planejamentos elaborados pelas equipes de cada setor. Os planejamentos irão alavancar o desempenho operacional da mesma.
Em vendas não é diferente. E mesmo quando não tem uma empresa e sim um negócio (autônomo) o vendedor precisa fazer seu planejamento de vendas a médio e longo prazo, pois assim saberá se o caminho mais viável para o sucesso.
Começa pelo planejamento do itinerário do vendedor.

O planejamento de um vendedor envolve os seguintes passos:
• Mapeamento de território,
• Identificação dos clientes dentro do território,
• Agrupamento dos clientes por freqüência,
• Fixar os pontos de partido ou retorno do vendedor externo.

Cada vendedor tem suas habilidades e qualificações que fazem dele o melhor para cumprir todas as metas impostas, porque você não pode deixar seu cliente dizer que “não precisa do seu produto” e isto seria o fim de um começo. Não deixe seu cliente nunca, mesmo que você já não queira. Ele pode ser seu melhor cliente no futuro.
Um vendedor motivado vale muito mais do que um vendedor de tirar pedidos, aquele que supõe já saber de tudo. Recicle, inove, seja criativo todos os dias, invente para melhor sua condição com seu cliente. Treine, treine, treine e treine todos os dias.

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